Célia Regina Sousa da Silva

Célia Regina Sousa da SilvaProfessora Adjunta

Coordenadora de Graduação do Curso de Licenciatura em Química – EaD (CEDERJ)

E-mail: sousa@iq.ufrj.br

Telefone: +55 (21) 3938-7754

Departamento: Físico-Química

Escritório: Sala 408

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4580798083317915

Linhas de pesquisa: Eletroquímica Fundamental, Eletroquímica Aplicada e BioInterfaces

Informações:

Possui Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1982), Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (1983), Mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1989) e Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE – UFRJ (1994). Durante o doutoramento, realizou estagio de 1 ano na Universite Pierre et Marie Curie – Paris VI, no Laboratório Physique Chimie de Liquides et Electrochimie, UPR 15 do CNRS, sob a supervisão dos Doutores Claude Deslouis e Bernard Tribollet. Após concluir o doutorado, realizou durante quatro anos trabalhos de pesquisa em Química Aplicada à Saúde Ambiental e Ocupacional na Escola Nacional de Saúde Publica da Fundação Oswaldo Cruz – ENSP/FIOCRUZ, tendo ingressado na UFRJ em 1998 no cargo de Professora do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou o pós-doutorado no Laboratoire Interfaces et Systemes Electrochimiques LISE-CNRS-Paris VI, sob a supervisão do Dr. Hubert Perrot no período de 2006 a 2008. Tem experiência em Físico-Química, com ênfase em Eletroquímica Fundamental, Eletroquímica Aplicada e BioInterfaces, atuando principalmente nos seguintes temas: construção, caracterização e aplicação de sensores potenciométricos, biossensores e imunossensores; formação de interfaces ordenadas; estudo do comportamento cinético de eletrodos modificados; estudo dos processos de difusão em membranas solidas; aplicação de técnicas eletroquímicas ao estudo de problemas de saúde e meio ambiente visando uma abordagem interdisciplinar. Tem formação nas seguintes técnicas e metodologias: técnicas potenciométricas, técnicas voltamétricas (polarografia e voltametria), técnicas de impedância (eletroquímica, eletrohidrodinâmica e eletroacústica), transdutores piezoelétricos (microbalança), além de metodologias de avaliação da contaminação ambiental e da exposição ocupacional a agentes químicos. Tem experiência em ensino na modalidade à distância, tendo realizado cursos de formação e atualmente é a Coordenadora do curso de Licenciatura em Química da UFRJ/CEDERJ/UAB.